Professor Universitário - Consultor - Palestrante. Autor da Obra: "Gestão de Créditos para Micro e Pequenas Empresas" - Editora IOB. Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/Proftelmomarins
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
sábado, 3 de dezembro de 2011
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Entendimento do Artigo: "Informação Contabilística nas decisões financeiras das pequenas empresas" de Leonor da C. Ferreira Nunes e Zélia Ma. da Silva Serrasqueiro.
Publicado no site: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772004000300005&script=sci_arttext
Prof. Telmo Santos Marins
(02/12/11)
Publicado no site: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772004000300005&script=sci_arttext
As autoras citam a importância das informações contábeis pelos gestores das pequenas empresas, para tomadas de decisões, sejam elas de investimentos, financiamento ou mesmo distribuição de dividendos, principalmente no curto prazo, que envolve as contas cíclicas (ciclo operacional). Porém, elas citam que quando esses pequenos empresários fazem tal controle na própria empresa, sem a gestão de um contador externo, há uma maior importância nas decisões estratégicas e operacionais. Este cenário citado neste artigo ocorre na Europa. No Brasil, ainda há uma grande resistência do Pequeno e Micro Empresário em usar tais informações.
As decisões operacionais, citadas no artigo, referem-se ao ativo circulante, de custos-volume-resultado, vendas dos produtos e serviços. O capital necessário para a manutenção da operacionalidade dessas empresas refletem nas decisões de financiamento. Mas, é de suma importância que a empresa mantenha um determinado volume de capital próprio, isto para não ficar endividada, o que poderia comprometer a distribuição de dividendos futuros.
Como no Brasil, as pequenas empresas em Portugal também são muito vulneráveis pela falta de informações contábeis, para as tomadas de decisões, onde inclusive há poucos estudos a esse respeito. Tanto lá como aqui no Brasil, as Micro e Pequenas Empresas têm uma participação muito ativa na economia, em todos os setores, e empregam um grande número de pessoas.
As decisões financeiras dessas empresas são baseadas em custos futuros e na capacidade financeira que a empresa apresenta, além do capital necessário para investimentos. Porém, as autoras identificam, que os gestores consideram como informações significativas as análises de investimentos, pesquisa de mercado e demonstrações financeiras. Esses empresários classificam dois grandes grupos para suas decisões, a saber: Decisões Estratégicas, que seriam decisões de investimento, financiamento e distribuição de dividendos; e as decisões operacionais, que envolve o dia a dia da organização, através dos ciclos econômicos, financeiro e operacional, bem como a Necessidade de Capital de Giro- NCG - envolvente.
Tal estudo demonstra, ainda, que o nível de formação desses empreendedores influenciam nas informações contábeis, sejam elas acompanhadas e processadas internamente ou externamente, onde a informação contabilística torna-se um fator importante para a tomada de decisões.
(02/12/11)
Assinar:
Postagens (Atom)